XX Edição da Newsletter da Pró Empresa.

0
0
0
s2sdefault

Caro Empreendedor,

O lançamento do Fundo Lavanta, é o destaque da XX edição da Newsletter da Pró Empresa. O ato que aconteceu na Praia, contou com a presença do chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Steven Ursino, e presidido pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia.

Apresentamos-lhe o espaço KAZA ANTÚ, projeto criado pela Cecília Semedo, beneficiária do programa Fomento do Micro Empreendedorismo que é o nosso Caso de Sucesso desta edição.

Falaremos também da ação de capacitação em Mergulho em Águas Abertas, que decorreu durante o mês de Agosto na ilha do Sal e beneficiou 20 mergulhadores e pescadores, no âmbito do programa PROMEB.

Fique a par dessas e outras notícias  e boa leitura!

Capacitação - 5h, aprendendo Gestão

0
0
0
s2sdefault

Atenção Empreendedores e Empresários

A empresa PD Consult em parceria com a brasileira CASO, lançaram 7 capacitações denominada, 5 horas, aprendendo gestão. Um novo conceito de aprendizagem, interatividade e inovação.

As capacitações serão ministradas através da plataforma ZOOM, e os interessados poderão consultar o programa e preencher o formulário abaixo.

Alteração no Decreto –Lei que estabelece as medidas da moratória

0
0
0
s2sdefault

A evolução da situação epidemiológica e os seus impactos económicos e sociais, justificam que sejam feitos, sempre que necessário, as alterações e os ajustes aos normativos que têm vindo a ser aprovados desde março de 2020, de forma a manter estes atos devidamente atualizados e a assegurar a sua pertinência. 

Neste sentido, entre outras ações, o Governo adotou as medidas de moratória, enquanto medida de política visando garantir a continuidade do financiamento às famílias e às empresas, bem como prevenir eventuais incumprimentos resultantes da redução da atividade económica. 

Nesta senda, considerando o facto de que inúmeras empresas que contraíram créditos no âmbito das “Linhas de Crédito COVID19” continuam a enfrentar dificuldades de tesouraria por não ter havido a retoma (que se previa) das respetivas atividades económicas, e que o período de carência de muitas delas já terminou, o que inviabiliza o cumprimento das prestações emergentes dos referidos créditos, foi aprovada  a presente alteração ao Decreto-Lei nº 38/2020, de 31 de março, que tem como escopo incluir, como entidade beneficiária, as empresas que contraíram  créditos, no âmbito das “Linhas de Crédito COVID-19”, passando assim a beneficiar também da moratória de capitais e juros. 

Para além disso, a presente alteração do referido Decreto - Lei, estabelece que as suprarreferidas empresas devem comunicar a sua adesão à moratória às instituições, caso pretendam dela beneficiar. 

As empresas que contraíram créditos no âmbito das “Linhas de Crédito COVID -19”, operacionalizados pelas instituições, independentemente da sua dimensão, quando preenchidas as condições previstas nas alíneas a), c) e d) do nº 1, podem beneficiar, igualmente, da moratória de capitais e juros, desde que tenha ocorrido ou venha ocorrer o fim do período de carência dos referidos créditos.

Fundo Lavanta

0
0
0
s2sdefault

O Governo de Cabo Verde em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), lança o “Fundo Lavanta” uma iniciativa que visa financiar projetos empresariais inovadores liderados por jovens e mulheres residentes no país.


O Fundo que será implementado pela Pró Empresa conjuntamente com a Plataforma para o Desenvolvimento Local de cada município, é financiado através do mecanismo de Financiamento Rápido (RFF) do PNUD, no âmbito do Integrated National Finance Framework – INFF.


Podem candidatar-se ao financiamento empresas promovidas por jovens com idade compreendida entre os 18 e 35 anos ou mulheres de qualquer idade.


As áreas elegíveis são:
- Economia verde, incluindo agricultura orgânica, gestão de resíduos e energia sustentável;
- Economia azul, incluindo pesca, recife de coral / zonas marítimas protegidas, e transporte sustentável
- Serviços inovadores de saúde e assistência social;
-Soluções digitais e tecnológicas, incluindo “FinTech” promovendo a acessibilidade ao crédito e à banca.
- Outras com potencial empresarial, geração de emprego e rendimento sustentáveis


Candidatura aberta de 23 de Agosto a 13 de Setembro do corrente ano.
Saiba as condições para concorrer ao Fundo em: https://forms.gle/MVWx66jVYfCqQqWf6  

Inquérito Satisfação da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

Prezados Empresários e Promotores,

 A Pró Empresa, no âmbito do seu 4º aniversário, tem em curso um inquérito de satisfação que visa conhecer o nível de sua satisfação com os serviços prestados pela instituição.

Serviços no âmbito da assistência técnica prestada pelo consultor e o atendimento feito pelos técnicos da instituição.

 Favor preenchê-lo e enviar de volta a Pró Empresa.

Agradecemos antecipadamente a sua colaboração!

Aceda ao formulário através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOsjRTXkNSVWXPvDGSeaC-oxo_o5Fr9w2fOlE7GMkUKv0cBg/viewform?usp=sf_link

 

Entrevista Presidente da Pró Empresa ao Jornal Expresso das Ilhas

0
0
0
s2sdefault

No âmbito do 4º aniversário da Pró Empresa, o Presidente do Conselho Diretivo, Dr. Pedro Barros, concedeu uma entrevista ao Jornal Expresso das Ilhas, onde fez um balanço positivo desses quatro anos, quer a nível da assistência técnica às empresas, quer na organização dos dossiês necessários para apresentação junto das instituições financeiras.  

Por outro lado, o mesmo reconheceu, alguns constrangimentos relacionados com a dimensão do mercado interno e com os custos de produção, além da ainda elevada burocracia e a necessidade de acelerar reformas económicas, constrangimentos esses que foram ampliados pela pandemia da Covid-19.   

Aproveitou para falar ainda das medidas de mitigação dos efeitos da pandemia, cuja gestão é da responsabilidade da Pró Empresa e que atingiu um montante de cerca de 4 milhões de contos e garante que os próximos tempos vão ser completamente diferentes e estarão muito associados à economia digital.  

Confira a entrevista  na Edição 1019 do Jornal Expresso das ilhas

#PróEmpresa4anos

#Parceria

#Financiamento

Pró Empresa, 4 anos consigo a promover seu negócio!!!

XIX Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

 

Caros Parceiros

Empresários e empreendedores!

Apresentamos-lhe a XIX Edição da Newsletter da Pró Empresa, que debruçarse-a sobre a renovação do Lay off que desta vez conta com algumas alterações e introdução de novas medidas e irá vigorar até Setembro do corrente ano . Também falaremos da presença da Pró Empresa na feira de produtos e serviços "Drarfogo" que aconteceu de 11 a 13 de Agosto na Cidade dos Mosteiros, no âmbito das festividades desse município. 

Também Ficará a conhecer um caso de sucesso beneficiado no âmbito do programa Pró Crédito e por fim mais uma dica valiosa para lhe ajudar a organizar o seu negócio.

Boa leitura

XVII Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

 XVII Edição da Newsletter da Pró Empresa, apresenta  os resultados do 1º Semestre de sucesso do programa Fomento do Micro Empreendedorismo.

Nesta edição poderá ler a continuidade da grande entrevista que o Presidente do Conselho Diretivo concedeu ao jornal Expresso das Ilhas, conhecer um caso de sucesso beneficiado no âmbito do programa Fomento,  entre outras novidades.

 

NOVO EMAIL - PRÓ EMPRESA

0
0
0
s2sdefault

Caros Promotores e Empreendedores,

Informamos a todos, que o nosso email institucional foi alterado e que poderão nos contactar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Dessa forma , orientamos a todos, que façam a atualização do nosso email institucional, para evitar desencontro de informações/ou atraso nas respostas às solicitações, sugestões, reclamações ou outros assuntos relacionados à Pró Empresa.

Pró Empresa, a parceria que o seu negócio precisa.

XVIII Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

A  XVIII Edição da Newsletter da Pró Empresa, disserta sobre a plataforma Nha Card, lançada pelo Governo como uma das medidas de facilitação da circulação e da reconquista da normalidade com a realização de eventos e atividades no contexto da pandemia da COVID-19.

Nesta edição você irá conhecer um caso de sucesso beneficiado no âmbito do programa Express+ entre outras novidades.

 

 

 

XVI Edição da Newsletter da Pró Empresa

0
0
0
s2sdefault

A XVI Edição da Newsletter da Pró Empresa, é um especial de comemoração do 4º aniversário do Instituto.

Nesta edição poderá ler a grande entrevista que o Presidente do Conselho Diretivo concedeu ao jornal Expresso das Ilhas, conhecer mais um caso de sucesso,  entre outras novidades.

 

Concurso: "Melhor Pequena Empresa: Boa Alimentação para Todos"

0
0
0
s2sdefault

O concurso da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU ‘Melhor Pequena Empresa: Boa Comida para Todos’ identificará as melhores pequenas e médias empresas (PMEs) de todo o mundo, transformando os sistemas alimentares para um amanhã melhor. O concurso revelará não apenas as pequenas empresas e seus funcionários que estão liderando a busca por sistemas alimentares mais sustentáveis, inclusivos e resilientes, mas também as formas pelas quais eles podem ser apoiados para expandir seus negócios de forma sustentável.

O concurso irá premiar empresas agroalimentares inspiradoras de pequeno e médio porte que têm um impacto positivo em sua comunidade, seu país e no mundo. 50 vencedores serão premiados pelas Nações Unidas como "Melhor Pequena Empresa: Boa Alimentação para Todos", e será distribuído US$ 100.000 em prêmios, com destaque na mídia de todo o mundo. 

O prazo é o dia 4 de junho.