Call For Startups - África Youth Climate Hub (AYCH), Lança Programa de Incubação para apoiar Start Ups Verdes

0
0
0
s2sdefault

Promovida pela Fundação Mohammed VI Para a Protecção do Meio Ambiente, a iniciativa destina-se aos start ups de aplicações, para participarem num programa de incubação de inicialização a favor do clima e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O programa de incubação irá promover o desenvolvimento de empresas verdes que forneçam soluções inovadoras na África para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Quer participar num projeto inovador e contribuir para uma África mais sustentável e livre de carbono?

Para mais informações acesse o site https://youthclimatehub.org/

12ª Edição da Newsletter da PRÓ EMPRESA

0
0
0
s2sdefault

 

Caro Empreendedor,
 
Temos o prazer de lhe endereçar, em primeira mão, a 12ª Edição da newsletter da Pró Empresa, que a semelhança das edições anteriores incidirá sobre as atividades, conteúdos e produtos relativos à Instituição.
 
Nesta edição daremos ênfase para o lançamento do novo Programa de Iniciativas Empresariais – Talent, que foi apresentado oficialmente pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, num evento que foi realizado no dia 8 de dezembro. Falaremos também sobre a participação de Cabo Verde no Websummit 2020, considerada um dos maiores eventos de tecnologia e Inovação do mundo que decorreu de 2 a 4 de Dezembro. Continuaremos a sugerir dicas empresariais valiosas, para servir de apoio e encorajamento para o ano de 2021 e mostraremos mais um caso de sucesso de empreendedores que já obtiveram apoio da Pró Empresa e que diante da pandemia, não baixaram a guarda e apostaram na inovação dos seus serviços e produtos.
 
No décimo segundo número publicamos:

  1. Primeiro Ministro preside a apresentação do Programa Talent.
  2. Participação de Cabo Verde no Websummit 2020
  3. Dicas empresariais
  4. Caso de sucesso da empresa MERAKI

Esperando que a nossa  newsletter vá ao encontro das suas expectativas, desejamos uma boa leitura.

CD da Pró Empresa

 

Cabo Verde participa do Campeonato do Mundo de Andebol Seniores Masculinos

0
0
0
s2sdefault

A Seleção Nacional de Andebol, sénior masculino irá participar pela primeira vez, em um Campeonato do Mundo de Andebol Seniores Masculinos. A edição, a 27a, terá lugar no Egipto, nas cidades do Cairo e Alexandria, entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2021, e terá a participação de 32 países, sendo transmitido para todo o mundo.

Este é um feito inédito para o desporto Nacional e para a Nação cabo-verdiana, por ser a primeira ocasião que uma modalidade coletiva se qualifica, por mérito, para a  maior competição da sua modalidade.

A Seleção Nacional Sénior Masculina de Andebol e a Federação Cabo-verdiana de Andebol conseguiram este feito histórico para o País e esta missão é de TODOS os Cabo-verdianos.

O evento será transmitido em todos os continentes, via IHF TV (jogos exclusivos ao vivo e gratuitos), através do site oficial do torneio IHF (apensa mercados não vendidos), via canais de televisão importantes, tais como: Eurosport, Canal+, TSF1, BeIN Sports, SportTV, RTVE, Kwese, etc.

Websummit 2020

0
0
0
s2sdefault
Está a chegar o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, Websummit 2020.
 
Em sua 5ª edição, a Websummit acontece entre 2 e 4 de Dezembro de 2020, com o formato 100% digital.
 
Em 2019, Cabo Verde fez história, ao ser o único País Africano a ter um “Country Stand” Websummit, composto por uma delegação nacional com 10 projetos de tech Startartups, selecionados através do programa GoGlobal da Cabo Verde Digital. Nesta edição, serão selecionados 20 empresas start ups que irão participar no evento online.
 
Mesmo em formato digital, o evento deste ano não perderá a sua “grandesa”. Estão confirmados 800 oradores convidados, personalidades diversas como a cientista Jane Goodall, o fundador da plataforma Zoom-Eric Yuan, o chefe de tecnologia do Facebook- Mike Schroepfer, e o actor Chris Evans, que dá corpo à personagem Capitão América, no cinema. Além disso, há 500 empresas na lista de participantes e a organização espera estabelecer até 10 mil interacções vídeo durante os três dias da conferência.
 
Aproveite esta oportunidade e faça parte deste grande evento!!! 

Link Candidatura:

http://digital.cv/goglobal/?fbclid=IwAR2rJx9whdiMH4DXs8YLDjZGLwKLeCM3SUhskBDS9XLIaOF-t7btsSoMwHA 

Casos de sucesso - Conversa Aberta do PM com os jovens empreendedores da Praia

0
0
0
s2sdefault

Para si que não teve oportunidade de assistir o nosso evento “Conversa Aberta do PM com jovens e empreendedores” conheça 3 histórias relatadas durante o evento de jovens empreendedores e inspiradores que sonharam, acreditaram e com garra e determinação concretizaram os seus sonhos.

Sara Correia e Ana Leal, são duas jovens do bairro de Safende que se conheceram na antiga empresa onde trabalhavam para sustentar os seus estudos. Com o tempo aperceberam- se que podiam estar melhores e aproveitando o Know-how de uma área que trabalharam durante anos, decidiram abrir o seu próprio negócio e trabalhar por conta própria. Através de anúncios publicitários tiveram conhecimento do programa Star Up Jovem da Pró Empresa, onde submeteram a candidatura e foram admitidas, sendo-lhes colocada a disposição um consultor para as apoiar a desenhar o plano de negócio. Foram financiados através um crédito bancário, com bonificação de taxa de Juro e garantia do Estado, para a realização dos investimentos necessários. Conseguiram abrir o minimercado onde hoje empregam 6 jovens.

Um Caso de Sucesso, que emocionou os jovens presentes, António João Barbosa, mais conhecido por Joãozinho é um outro jovem inspirador do bairro de Safende que após passar por um período difícil de sua vida como recluso, decidiu modificar essa fase e fazer a diferença. Joãozinho encontrou sua paixão no mundo da arte, fundou uma associação que trabalha com o objetivo de minimizar os problemas sociais e criar mais condições no bairro de Safende. Criou também o projeto “Educar através da arte” onde ensina os jovens a cultura da arte e cidadania. Participou do programa Emprego e Empregabilidade promovido pelo Governo de Cabo Verde através do IEFF, onde formou-se em arte e cabedal, hoje na própria casa abriu a sua empresa, onde instrui e capacita jovens na arte e além disso emprega membros da família como a esposa e o irmão.

Alvino Pina, que foi Aluno da CERMI, é um jovem que terminou a sua formação em 2016. Antes de terminar a sua formação, fez estágio na ilha do Sal numa empresa que gere parques fotovoltaicos. De volta a ilha de Santiago, começou a trabalhar na cidade da Praia, mas sendo do município de Calheta o seu sonho foi sempre trabalhar para o desenvolvimento do seu município. Através de um colega teve conhecimento de uma formação GERME no concelho de Santa Cruz, promovido pelo IEFP, candidatou- se e foi um dos beneficiados com KITS. Com a chegada da pandemia continuou a trabalhar no seu município e decidiu abrir o seu próprio negócio, organizando jovens locais e não só, que estão capacitados e dispostos a desafios para trabalharem em conjunto.

Inspiração!

Jovens Empreendedores

Sonhos realizados.

Guia do Financiamento

0
0
0
s2sdefault

 

Caros
Empresários e empreendedores!

Conheça o site do Guia de Financiamento, uma das iniciativas do Programa de Apoio Jov@emprego, que é promovido pelo Governo e pelas Nações Unidas e tem apoio financeiro do Grão Ducado do Luxemburgo para a promoção do emprego decente para os jovens.

O objetivo deste programa é melhorar a empregabilidade de jovens e mulheres, na faixa etária dos 15/35 anos, através da implementação dum sistema de apoio à inserção profissional, pela via do emprego assalariado ou do autoemprego e da consolidação do sistema de formação profissional e de inserção.

 

Link para o site:

 https://financiamento.cv/

Líder empresarial cabo-verdiano pede investimento público e apoio às pequenas empresas

0
0
0
s2sdefault

O presidente da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) pediu hoje ao Governo cabo-verdiano investimento público e apoio às pequenas e microempresas como prioridades para constar no Orçamento do Estado para 2021.

Em entrevista à agência Lusa, Jorge Spencer Lima disse que o Orçamento do Estado para 2021, apresentado há um mês pelo Governo, “é o possível” no quadro da pandemia, de um país como Cabo Verde, com todas as suas limitações.

O líder empresarial notou que o Governo prepara uma redução das despesas de funcionamento, o que considera ser uma “atitude correta”, mas o mesmo não se pode dizer da diminuição dos investimentos.

“Porque o investimento vai ser cada vez mais necessário, porque de qualquer forma é o investimento que vai garantir os empregos existentes e vai trazer novos empregos”, apontou.

O representante empresarial do Sotavento – que abrange as ilhas do Maio, Santiago, Fogo e Brava - sublinhou que o investimento no país só é feito pelos setores públicos e privados, e constatou que antes da pandemia até havia uma “boa atuação”, sobretudo na área do turismo, mas “tudo parou”.

Por isso, insistiu que “o investimento público acaba por ser extremamente necessário”, mesmo que isso implique o aumento da dívida pública.

Além do investimento público, Jorge Spencer Lima defendeu que o Governo tem de reforçar as medidas de apoio às empresas, já que as tomadas até agora “já se esgotaram” e há que encontrar outras soluções.

O empresário lembrou que recentemente foi realizado um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, sobre as empresas da construção civil, para encontrar soluções para o setor.

“Mas devemos começar a discutir setor por setor. Já começámos com a construção civil, devemos olhar para o setor da indústria, ainda que incipiente em Cabo Verde, mas existe”, lembrou.

Jorge Spencer Lima referiu ainda que outro setor que movimenta muito emprego em Cabo Verde é o comércio, tendo pedido outras medidas de apoio às pequenas e médias empresas, que representam cerca de 90% do tecido empresarial cabo-verdiano.

“Se em termos de investimento não têm grande força, mas em termos de emprego têm muita força. Daí que temos de pensar nelas. O Governo já tomou algumas medidas nesse sentido, mas é preciso que essas medidas sejam acompanhadas de aspetos concretos”, sugeriu ainda.

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento disse que a regularização da situação das empresas perante o fisco é necessária, mas considerou que neste momento o Governo não pode pensar apenas em receitas, mas sim em encontrar soluções para a classe empresarial.

“É uma situação atípica e temos de encontrar soluções atípicas, que resolvam os problemas. Neste momento, é fundamental para Cabo Verde o reforço do tecido empresarial através do emprego de pessoas”, terminou Spencer Lima.

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 ascende a 77.896 milhões de escudos (706,4 milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 27,3 milhões de euros em relação ao Orçamento retificativo ainda em vigor, elaborado devido à crise provocada pela pandemia.

Depois de uma recessão histórica, entre 6,8% e 8,5% este ano, as previsões apontam para um crescimento económico no próximo ano de 4,5%, mas só se o país conseguir controlar a pandemia e se verificar um desconfinamento em todo o mundo.

Para o próximo ano económico, o Governo cabo-verdiano prevê ainda uma inflação de 1,2%, défice orçamental de 8,8, uma taxa de desemprego a reduzir de 19,2% para 17,2% e uma dívida pública de 145,9% do Produto Interno Bruto.

Cabo Verde vive uma crise económica provocada pela pandemia da covid-19, com o setor do turismo, que garante 25% do PIB, parado desde março, com perdas que podem chegar aos 70% este ano, mas perspetiva-se uma recuperação entre 22,5% e 35% em 2021.

 

Fonte: https://www.lusa.pt/article/FptK~ndSmn5iAfj~VLJ0dTMSZM5iuSI1/l%C3%ADder-empresarial-cabo-verdiano-pede-investimento-público-e-apoio-às-pequenas-empresas?fbclid=IwAR3iNqpQM6B98ORk7QWIHaeMm_1EjBlwQC9_gcvhSd4Prqw9jgWigWWkUTY

 

13ª Edição da Newsletter da PRÓ EMPRESA

0
0
0
s2sdefault

 

Caros parceiros,

empresários e empreendedores!

Cordiais Saudações.

Nesta 13ª edição, a última de 2020, destacaremos a Conversa Aberta e inspiradora que o Primeiro Ministro José Ulisses Correia e Silva teve com os jovens e empreendedores dos municípios de São Domingos e Tarrafal de Santiago, nos dias 18 e 21 do corrente mês e serviu para que o PM tivesse contacto directo com esses jovens e empreendedores, auscultando, encorajando e dando respostas as suas dúvidas e inquietações.

Um realce especial à publicação dos resultados muito positivos das medidas implementadas pelo Governo com vista a facilitar o acesso ao crédito e à realização de projectos de investimentos promovidos por jovens e pelos empreendedores em geral, permitindo assim a que mais de 80% dos cerca de 26 mil jovens que frequentaram os estágios e formação profissionais, terem conseguido um emprego.

No nosso caso de sucesso, trazemos neste número a trajetória inspiradora de mais uma empresa financiada num dos programas da Pro Empresa - StartUp Jovem e que merece o nosso reconhecimento, pela sua capacidade de adaptação a estes novos tempos.

 Na 13ª EDIÇÃO publicamos:

  1. Mensagem do Conselho Diretivo
  2. Conversa Aberta do Primeiro Ministro com os Jovens e Empreendedores de São Domingos e Tarrafal de Santiago.
  3. Resultados das Medidas Implementadas pelo Governo
  4. Caso de Sucesso

Votos de uma boa leitura.

 

11ª Edição da Newsletter da PRÓ EMPRESA

0
0
0
s2sdefault

 

Caros Parceiros
Empresários e empreendedores!
 
Chegamos a 11ª edição da nossa habitual Newsletter.

Nesta edição, incideremos sobre a reformulação do programa fomento do micro empreendedorismo que sofreu revisão, de modo a alargar e reforçar os instrumentos que facilitam a concessão do Micro Crédito. Falaremos também da prorrogação do “Layoff” até 31 de Dezembro de 2020, medida esta que já estava prevista e foi publicada no dia 29 de Outubro para satisfação das empresas privadas e seus colaboradores.

Com o novo ano aproximando, após um ano atípico como 2020 principalmente para o sector económico, damos algumas dicas de tendências de negócios para 2021, que podem servir de guia ou inspiração, para quem pensa empreender ou inovar nesse ano que será com certeza de grandes desafios.

Desejamos uma  boa leitura!!!

CD da Pró Empresa

 

Porto Novo: Transformação agro-alimentar constitui aposta dos agricultores com a construção de três unidades até 2021

0
0
0
s2sdefault

Porto Novo, 04 Nov (Inforpress) – A problemática dos mil pés está a obrigar os agricultores no Porto Novo a optarem pela transformação dos produtos para contornar o problema do mercado, estando em perspectiva a construção de, pelo menos, três unidades, neste concelho.

Aliás, um dos centros, situado em Casa de Meio, co-financiado pela cooperação portuguesa, através da Associação para a Defesa do Património de Mértola, no quadro do projecto “Jovens agricultores” dessa zona, já está em fase adiantada de construção, devendo começar a operar “dentro de pouco tempo”.

O segundo centro vai se situar no Tarrafal de Monte Trigo e tem já financiamento assegurado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), devendo as obras arrancar ainda este ano no âmbito do projecto de reforço da cultura do inhame nessa localidade.

O delegado do MAA, Joel Barros, disse à Inforpress que a unidade de transformação vai permitir aos produtores agrícolas no Tarrafal de Monte Trigo transformar os seus produtos, designadamente o inhame, para o mercado nacional.

O outro centro vai ser instalado “brevemente” em Alto Mira, um dos principais vales agrícolas do Porto Novo, uma “boa nova” anunciada pelo o edil porto-novense, Aníbal Fonseca, que explicou que a ideia é aproveitar as instalações do centro de extensão rural dessa localidade para a instalação do espaço de transformação dos produtos agrícolas.

Trata-se de um projecto que vai permitir “trabalhar melhor” a produção agrícola em Alto Mira, apostando na transformação e agregando valores aos produtos, com vista à conquista do mercado turístico nacional, avançou.

Este projecto responde ainda a um desejo da Associação dos Agricultores de Alto Mira, que tem estado a pedir a instalação de um centro de tratamento e de transformação agro-alimentar nesse vale, para “driblar” o problema de mercado para produtos frescos, criado pelo embargo imposto aos excedentes agrícolas de Santo Antão, por causa da praga dos mil pés (illacme plenipes).

 

Fonte: https://inforpress.cv/porto-novo-transformacao-agro-alimentar-constitui-aposta-dos-agricultores-com-a-construcao-de-tres-unidades-ate-2021/?fbclid=IwAR1UoGFTonNvyFmZvcC26yq2hSB3aX_GC0HvmRe3GZJ3K9Sqx-7-5OFvwXg

 

 

 

 

   

Newsletter

Email address: