Arrow
Arrow
Slider

REMPE

O Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas – REMPE, tem por finalidade a promoção da competitividade, produtividade, formalização e desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Documentação

Consulte toda a documentação publicada pela Pró Empresa. Para mais informações entre em contacto.

Programas

Um novo programa de financiamento da assistência técnica às Micro, Pequenas e Médias Empresas que tem como objetivo principal melhorar as condições de acesso ao crédito.

Acreditação de Consultores

O Sistema de Acreditação de Consultores da PRÓ EMPRESA, pretende assegurar a relevância e a qualidade dos Serviços de Desenvolvimento Empresarial (SDE) que doravante passam a ser prestados às MPME pelos consultores acreditados.

Certificação de Incubadoras

Os princípios, requisitos e demais condições para a certificação estão estabelecidos no Regulamento para a Concessão de Certificação a Entidades Incubadoras.

Empreendedorismo

A promoção do empreendedorismo e empregabilidade configura-se como uma condição indispensável no âmbito da atuação da Pró Empresa.
Image is not available

Plaza Park

Após uma longa pausa de dois anos, com o intuito de apresentar a Cidade da Praia um espaço mais arrojado, produtos e serviços diferenciados, o Plaza Park reabriu suas portas em fevereiro deste ano. Ainda não tinha completado um mês da reabertura quando Cabo Verde foi afetado pela Pandemia do COVID-19, contudo em momento algum foi cogitado a possibilidade de novamente fechar as portas do restaurante.

Segundo Edson Baessa, gerente do restaurante, todos os cuidados com a segurança da equipa e dos clientes foram assegurados. Fazendo alguns ajustes, uma vez que já não era possível atender clientes no local, durante todo o tempo em que vigorou o Estado de Emergência, apostaram forte nas parcerias tecnológicas, com a criação de um site e pagamento via plataforma MAKEBA e no delivery. Não só disponibilizaram o serviço de Take Away e a entrega domiciliar, mas mais do que isso passaram a vender ao cliente o “desejo” de consumir os seus pratos, que invadiram as redes sociais em um Menu completamente adaptado para o serviço de entregas.

Para o promotor do Plaza Park, “a tecnologia será a nossa maior aliada pelo que devemos recorrer a ela e aproveitar todos as suas vantagens e benefícios.”

Image is not available

Chuva Soluções Informáticas - SV

Em novembro de 2019, Nilson e April Nascimento mudaram para o Mindelo para abrir um escritório da Chuva Soluções Informáticas. Com escritórios nos EUA e em Cabo Verde, não se deixaram vencer pelo COVID-19. Devido a uma vasta experiência em trabalhar remotamente com seus clientes em todos o mundo, o ajuste ao momento não foi difícil e permaneceram abertos o tempo todo.
O diferencial da empresa em Cabo Verde é o aplicativo “Prassa”, uma ferramenta que foi projetada para oferecer a comunidade cabo-verdiana a possibilidade de criar contas gratuitas para comprar e vender itens pessoais on-line. Quando a pandemia atingiu o país, mudaram a plataforma rapidamente para atender as necessidades do momento.
A plataforma passou a possibilitar que as pessoas comprassem produtos como peixe, frango, etc e refeições de seus restaurantes favoritos na segurança do lar, facilitaram também a entrega de mercadoria para empresas sem capacidade de o fazer, aumentando, assim, o volume de vendas das mesmas e fortalecendo os negócios locais.

Image is not available

KLS

Esta semana a Pró Empresa conversou com Washington Weidman da KLS Comércio e Distribuição de alimentos e bebidas na Boavista. A Ilha da Boavista foi a primeira a ter casos positivos de COVID-19, e com isso foi também a primeira a sentir os impactos na economia local.

A Empresa KLS que tinha seu negócio direcionado para o canal HORECA- plataforma para Hotéis, Restaurantes e Cafeterias, sentiu uma queda de 80% no volume de negócio, mas em momento algum fechou as suas portas.

A alternativa foi passar a fazer atendimento somente até às 13h, e introduzir géneros de primeira necessidade em sua carteira de produtos, incluindo também frutas e legumes, além das vendas a retalho e a entrega a domicílio.

Image is not available

MultiTons

A MultiTons empresa que atua no setor de impressão e produção publicitária, há quatro anos no mercado de São Vicente decidiu fechar as portas mesmo antes de ser decretado o Estado de Emergência a nível nacional.
A preocupação com o futuro desconhecido e a vontade de posicionar de forma útil a nação, fez o promotor Lenine Reis voltar ao escritório determinado a encontrar novos caminhos para empresa, aproveitando das novas oportunidades de negócios.

Uma semana depois convocou a equipa de volta para a execução do projeto de viseiras em acrílico que foram aprovadas e solicitadas de imediato pelo Ministério da Saúde. Foi necessário contratar mais colaboradores para suprir as necessidades do mercado de São Vicente e também da Praia.
O projeto inicial eram somente as viseiras, mas de seguida vieram as máscaras, as divisórias e separadores de acrílicos para empresas, os utensílios de proteção individual para clínicas odontológicas, além do que sempre foi o “carro chefe” da MultiTons que é a impressão e produção gráfica.

Para manter a área de origem e o novo segmento criado no âmbito do COVID 19, a empresa readaptou para atender as duas frentes, a publicidade e a produção de EPIs.

Image is not available

Fresk D’Gustinh

Com a pandemia e o encerramento dos empreendimentos turísticos, a Simone Duarte Socia Gerente da Fresk D’Gustinh, empresa de processamento e comercialização de pescados, com 3 anos no mercado, viu seu negócio perder cerca de 70% do seu volume de vendas, e não pensou duas vezes e mudou o foco para o consumo doméstico, passando inclusive a fazer entregas a domicílio.

Além de inovar na forma de entrega e tomar as medidas de precaução, como o uso constante das máscaras, o distanciamento mínimo, foi necessário também limitar o acesso a loja, passando a expor seus produtos em vitrines, e afirmou que a higienização dos equipamentos e utensílios passou a ser algo quase que compulsivo.


Para a Empreendedora as dificuldades são vistas como oportunidades para evolução e o foco deve estar sempre na solução e não no problema.

“Nada é fixo e permanente, estamos em constante mutação e o sucesso está precisamente na capacidade de adaptar e reinventar”.

Image is not available

Agrodimeur e Yellow Delivery

O empreendedor Nuno Ribeiro, lançou-se no mercado de entregas domiciliares há cerca de um ano e meio. É responsável pelas empresas de distribuição Agrodimeu que é uma plataforma para recolha e distribuição de verduras e hortaliças e a Yellow Delivery para entrega de mercadorias.

Foram obrigados a reduzir o número de trabalhadores para uma melhor adaptação do sistema operacional do segmento Agrodimeu, tendo em conta as questões sanitárias com a COVID-19.
Reduziram também o número de peidos dos clientes, e passaram trabalhar de uma forma mais familiar, desde a preparação das encomendas até a distribuição, estando o Nuno Ribeiro a frente das entregas.


Por outro lado, a Yello Delivery que antes trabalhava somente no turno matutino, passou a trabalhar também durante as noites e teve a necessidade de aumentar a frota de motocicletas e o número de trabalhadores.


Por outro lado, a Yello Delivery que antes trabalhava somente no turno matutino, passou a trabalhar também durante as noites e teve a necessidade de aumentar a frota de motocicletas e o número de trabalhadores.

Image is not available

ParaPharmacie Estética & Beleza – Janice Furtado – Sócio-gerente

Esteticista de Profissão, dedicava-se a atender seus clientes em casa, por não ter condições financeiras para abrir um espaço próprio.

Após ter conhecimento dos programas da Pró Empresa, através de amigos, candidatou-se ao programa Express+, solicitando apoio para participar duma ação de formação em Drenofitness, no Brasil e foi beneficiada por ser um método que ainda não existia no mercado nacional. A Drenofitness é uma técnica de massagem inovadora que modela o corpo, melhora a circulação do sangue e ajuda na perda de peso.

Após concluir a formação em Terapia
Drenofitness, a jovem promotora conseguiu uma parceria com a empresa ParaPharmacie, e hoje, é sócio-gerente, onde disponibiliza serviços de estética e sessões de massagem Drenofitness.

Com o aumento da procura dos seus serviços, hoje a empreendedora Janice Furtado, emprega 3 trabalhadores e 2 estagiários através do IEFP. Segundo a mesma, a aposta em novas técnicas e tendências no ramo da estética e beleza deve ser contínua.

Image is not available

Pastelaria Nôs Cantinho – Keila Delgado – Mindelo

Após concluir a formação de Mesa & Bar e ter sido contemplada com o kit para iniciar o próprio negócio, a jovem promotora conseguiu abrir uma pastelaria na localidade de Monte Sossego em são Vicente.

Porém, para poder expandir o seu negócio candidatou-se ao Programa Start Up Jovem, gerido pela PRO-EMPRESA através do qual beneficiou dum financiamento para a elaboração do Plano de Negócio que mereceu um crédito bancário para a realização dos investimentos necessários.

Hoje, a empresaria Keila Delgado, emprega 5 trabalhadores e segundo a mesma, os próximos passos serão, continuar a expandir com a adquisição de uma moto para entregas ao domicílio e alcançar novos segmentos como famílias e consumidores mais informados, que buscam por alimentos saudáveis e de qualidade.
“Com foco e determinação tudo é possível”

Image is not available

Minimercado Promessa – Ana Leal e Sara Correia – Sócios-gerentes – Praia

As jovens empresarias conheceram-se na antiga empresa onde trabalhavam para sustentar os estudos.

Ana Leal, formada em Relações Públicas e Sara Correia formada em Gestão de Empresas aproveitaram o Know-How de uma área que trabalharam durantes anos e abriram o Minimercado Promessa no Bairro de Safende.

Após o primeiro contato com Pró Empresa, começaram a acreditar e a partir daí suas vidas mudaram completamente. Foram beneficiadas através de um financiamento para a elaboração do Plano de Negócio que mereceu um crédito bancário para a realização dos investimentos necessários.

Hoje, as jovens empresárias, empregam 5 trabalhadores e o próximo passo é a aquisição de uma viatura comercial para entregas ao domicílio.

“Acreditar”

Image is not available

MAKTUB CAR, Rent-a-Car, lda – Henriqueta Soraia Ramos – Gerente – Mindelo - Programa Ecossistema

Formada em Direito, encontrou a paixão pelos automóveis nos Estados Unidos, onde viveu durante anos, trabalhando numa empresa de lavagem de carros.

Após o regresso a terra mãe, trouxe na bagagem o sonho de criar uma empresa no ramo automobilístico.

Através do facebook conheceu a Pró Empresa e através das facilidades concedidas pelo Programa Ecossistema de Financiamento onde apresentou a sua ideia, obteve tanto o apoio financeiro para a elaboração do seu projecto, como também o financiamento da banca para a realização dos investimentos necessários ao arranque do seu negócio.

Hoje, a empresária, emprega 2 trabalhadores e os próximos passos serão:
Consolidar os investimentos e implementar um plano de comunicação eficaz e eficiente.

Image is not available

MINIMERCADO SANTO ANTÓNIO – Leila Mendonça
Praia

Formada na área das tecnologias de informação, conseguiu aproveitar um nicho de mercado que a muito era idealizado pelos pais e criou o Minimercado Santo Antonio, primeiro minimercado do Bairro de Lém Cachoro.
Outrora, para fazer compras era necessário deslocar-se aos bairros vizinhos, mas hoje, graças ao empenho e dedicação da jovem empreendedora, é possível no referido bairro.
Através de amigos conheceu a Pró Empresa e o programa StartUp Jovem, onde submeteu o seu projeto e foi financiado através de assistência técnica e financeira.
Atualmente, a empresária, emprega 5 trabalhadores e os próximos passos serão: Criar e Desenvolver a loja Online e adquirir uma viatura comercial para entregas ao domicílio.


“Com foco e determinação, tudo é possível”

Image is not available

DOPE MATES – Edivar Mascarenhas - WDI4U
Praia

Conheça um pouco a história e os desafios da marca DOPE MATES, que foi fundada por cinco jovens amigos (mates), uma marca que tanto os une e que a cada dia ganha mais notoriedade a nível nacional e na diáspora.
Conheceram o programa StartUp Jovem através de uma Incubadora, resolveram candidatar-se ao programa e foram financiados.
Através do referido programa, criaram a marca WDI4U – We Do It For You, em criolo “NU TA FAZI PA BO”. A WDI4U é marca que explora os direitos da Dope Mates.

Hoje, a empresa emprega 3 trabalhadores e os próximos passos serão:“Continuar a inovar, diferenciar e apostar nas responsabilidades sociais, contribuindo assim, na pintura externa dos edifícios abandonados, plantação de arvores e incentivar/promover a cultura da Sinergia, juntos somos mais fortes!”

Image is not available

PRAIA PET SHOP – Stephannie Arroio
Praia

Conheça um pouco a história e os desafios da promotora Stephanie Arroio.


Ela que sempre foi apaixonada pelos animais, apesar de não ser formada na área, aproveitou as oportunidades do mercado e know-how de um negócio que outrora era desenvolvido por um familiar, criou a empresa Praia Pet Shop – medicina e comercialização de produtos para animais.

Através de amigos e spots publicitários conheceu o programa StartUp Jovem, onde submeteu o seu projeto e foi financiado através de assistência técnica e financeira.
Hoje, a empresária, emprega 3 trabalhadores e o próximo passo é aumentar a notoriedade, conquistando os diversos públicos.


“Acreditar, devemos acreditar nos nossos sonhos e fazer acontecer”

Image is not available

MECANGELA – ÂNGELA VEIGA
Santa Catarina de Santiago

Através do programa StartUp Jovem, a jovem, natural de Santa Catarina de Santiago, criou Oficina mecânica de reparação e manutenção de automóveis, tendo como ponto forte o diagnóstico de avarias.
Devido as dificuldades financeiras em abrir a sua empresa, em 2018, candidatou ao programa, do qual foi beneficiada através de assistência técnica, acompanhamento e financiamento.
Hoje, a empresaria Ângela Veiga, emprega 7 trabalhadores e segundo a mesma, o próximo passo é expandir e inovar o negocio, trazendo para o Município de Santa Catarina, equipamentos modernos e sofisticados.


“Incentivo os jovens a acreditarem e a candidatarem!!!”

Image is not available

GREENTOUR, Excursões e Turismo, Lda – NELSON RAMOS
Santa Maria- ilha do Sal

Do sonho de criar uma empresa virada para o turismo de natureza nas terras de “Chiquinho”, de onde é natural, Nelson Ramos, aproveitando as oportunidades do sector criou na ilha do Sal a empresa GreenTour.
Através de spots publicitários conheceu o programa StartUp Jovem e foi financiado através de assistência técnica e financeira, conquistou o seu espaço no mercado, oferecendo um serviço de excelência, primando pela segurança, conforto e simpatia no atendimento.
Hoje, o empresário, emprega 3 trabalhadores, e segundo o mesmo, o próximo passo é conseguir vender o serviço de turismo rural e de natureza aos visitantes das ilhas do Sal e da Boavista, porém criar e oferecer o serviço de turismo de natureza em São Nicolau será sempre a maior motivação deste jovem promotor.


“Apelo aos empresários e principalmente os jovens a procurarem a Pró Empresa e a candidatarem aos programas!!"

Arrow
Arrow
Slider
Play

Pró Empresa

A visão de futuro da Pró-Empresa é, em 2030, ser o parceiro estratégico das micro, pequenas e médias empresas caboverdianas.

StartUp Jovem

Programa, de âmbito nacional, que visa promover o empreendedorismo através de Start-up.

Play

Minuto Empreendedor

O principal objetivo deste programa consiste na divulgação de alguns casos de sucessos protagonizados por talentos cabo-verdianos que conseguiram transformar as suas ideias de negócios em projetos empresariais.

Play

Express +

Express+ é um programa de financiamento de Assistência Técnica destinada a ajudar a resolver algumas dificuldades e necessidades das empresas.

Arrow
Arrow
Slider